Os Maiores  Benefícios do LED estão citados abaixo, mas podemos dizer que uma das vantagens de se adquirir um LED, é o fato de não aquecerem muito, e sua duração em média é de 10 anos, são compactos e precisam de apenas uma pequena corrente e tem todos benefícios abaixo.

Baixo consumo – Esta é a grande mais-valia do LED. O princípio de funcionamento baseia-se na eletroluminescência emissão de luz pela passagem de energia. É um processo muito eficiente que pode representar uma poupança de até 90% de economia, relativamente às lâmpadas incandescentes, e aproximadamente uma poupança de 50% comparada à uma fluorescente.

Não oferece risco de contato direto – Por trabalhar com baixa tensão, pode ser usado em ambiente úmido ou na água (como piscinas e banheiros) sem risco de choques.

Dispensa uso de reatores – A substituição das lâmpadas existentes por lâmpadas de LED não exige alterações na rede elétrica; Reduz custos com instalação elétrica em ambientes projetados para utilização de lâmpadas de LED, por utilizar baixa corrente.

Cor – Os LED oferecem várias colorações, o que permite inúmeras possibilidades de iluminação.

Fluxo Luminoso – Praticamente não altera o brilho com o seu uso. Uma Fluorescente Compacta chega a perder 84% do seu fluxo luminoso após 2 mil horas de uso (fonte: INMETRO).

Compromisso com meio ambiente – É considerado lixo comum, não demandando tratamento especial em sua fabricação ou descarte. Não tem em sua composição substâncias tóxicas, nem mercúrio, nem filamentos.

Resistência a uso severo – Como se trata de um componente sólido, suporta bem a vibração, variação de temperatura e uso pulsante constante sem problemas.

Tempo de vida útil – Possuem um tempo de vida útil em média de 50 mil horas. Se ligado durante 8 horas por dia alcança até 17 anos de uso. Comparado, por exemplo, com uma lâmpada Fluorescente Compacta esse tempo chega no máximo a 10 mil horas (fonte: INMETRO).

Não gera calor – Como não emitem raio infravermelho, não geram calor, ou seja, a superfície iluminada por LED fica na temperatura ambiente. Essa é uma vantagem absurda para ambientes refrigerados como escritórios que usam, por exemplo, lâmpadas Dicróicas ou incandescentes, ou mesmo em relação à lâmpadas fluorescentes.

Robustez – Ao contrário das lâmpadas incandescentes e fluorescentes e vapores, que se parte com facilidade, os LEDs, são resistentes ao choque.

Emissão de ultravioleta e infravermelho – Exceto o LED, todas as fontes de luz conhecidas hoje (lâmpadas incandescentes, halógenas, vapor de sódio, vapor metálico, vapor de mercúrio, luz do sol) emitem raio ultravioleta e ou infravermelho.

Facilidade de integração – Sua utilização com outros componentes eletrônicos como fibra óptica, painel solar, baterias, etc é natural, abrindo um vasto leque de opções a ser explorado.