Conheça o LED

O que é LED?

O que é LED, saiba o que significa o termo LED vem do inglês (L.E.D = Light emitter diode) ou Diodo Emissor de Luz. É um componente eletrônico semicondutor da mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Esta transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta, dentre outras.

LED COMUM

O componente mais importante de um LED é o chip semicondutor (LEDFRAME) responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas, como pode ser verificado na figura ao lado , onde apresentamos um LED convencional e seus componentes.
O Led tem características que não devem ser esquecidas, são polarizados, pelo que o contato positivo do LED (anodo), geralmente o mais comprido, deve ser ligado ao pólo positivo da bateria, enquanto o contato negativo (catodo), normalmente o mais curto, deve ser ligado ao pólo positivo. No caso da ligação ser feita ao contrário, o LED não irá estragar, apenas não irá acender, além do que precisa de uma quantidade adequada e predefinida de voltagem e fluxo de corrente provida por uma bateria, para que acendam, e voltagem do LED é diferente dependendo de sua cor.

LED SMD

SMD significa dispositivos montados em superfície. O LED SMD possui alto brilho, com menor consumo de energia do que um LED normal e ocupando pouco espaço na sua aplicação.

Power LED

Power Led significa Led de Potencia. O LED de Potencia é o mais apropriado para aplicações que necessitam de grande quantidade de luminosidade, ele pode ser aplicado em placas e dissipadores.

LED COB

COB (chips on board), é uma nova tecnologia de encapsulamento de LED. Vários chips de LED são encapsulados em conjunto, como um módulo de iluminação. Quando se acende, ocorre uma maior distribuição da luz.

Refletor de LED

O que é refletor LED

Refletor LED são fonte de luz que usa a reflexão da luz em sua lente.

O refletor pode tomar chuva

Claro, o refletor tem grau de proteção maior que IP65, sendo assim, ela tem proteção contra jatos de agua.

Porque refletores SMD

Os refletores normalmente utilizam a tecnologia COB, mas de acordo com estudos realizados pela Uniled, foi constatado que muitos refletores COB estavam com problema de queima rápida do produto ou sobreaquecimento do led.
Depois de constatado esse grande vilão do LED COB para refletores, a Uniled desenvolveu sua linha Slim SMD trazendo para o Brasil o Refletores com tecnologia de última geração e ótima eficiência luminosa.

A alça é ajustavel

Sim, o refletor tem ajuste de braço na vertical de 170º

Os refletores são bivolt

Sim, os refletores da Uniled são bivolt, podendo ser utilizado tanto em 127V e 220V.

É apropriado para Jardim e Fachada

É apropriado sim, podendo tomar chuva ela atende a necessidade.

Pode colocar sensor de presença

Pode, os refletores atendem as especificações do sensor de presença e também alguns refletores já são vendidos com os sensores embutidos.

Lâmpada LED

Beneficios da lâmpada led

Alguns benefícios das lâmpadas de LED, é o fator de não gerar aquecimento, ter vida útil, ótimo fluxo luminoso e baixo consumo.

Qual é a vida útil real de uma lâmpada LED?

A vida útil do LED é muito grande, podendo se estender por anos e anos, mas o led como qualquer outro modelo de lâmpada, tem depreciação ao longo da sua vida útil. A certificação do Inmetro está sendo implantada para fiscalizar os produtos e garantir uma ótima qualidade nos produtos.

O padrão adotado é o LM70, que diz que a lâmpada pode ter no máximo 30% de perda de luz, até o final da sua vida útil, que conta na embalagem.

Vale mesmo a pena trocar para LED?

Claro, as lâmpadas a LED são muito eficientes, emitindo até mais iluminação dos que as convencionais e consumindo menos energia. Hoje com a tecnologia do LED muito avançada e eficiência luminosa do LED se tornou muito maior que as concorrentes.

Garantia das lâmpadas

A garantia das lâmpadas Uniled é de 24 meses. Em caso seu produto tenha dado defeito, clique aqui e entre em contato com nossos consultores.

Descarte de lâmpadas a LED

Infelizmente no Brasil ainda não é feita a reciclagem da matéria prima das lâmpadas, portanto, o produto pode ser descartado em qualquer lixeira.

O que é temperatura de cor

Não é o calor emitido pela lâmpada, mas sim a tonalidade da luz. Quando olhamos na embalagem e vimos 3000K ou 6000K, se referente a quantidade de Kelvin, ou seja, quanto menor a temperatura de cor, mais amarelada é a luz e quanto maior, mais branca se torna a luz.

O que é IRC?

Índice de reprodução de cores, mais conhecido como IRC, esse índice ele representa o quanto a luz deixa a cor do objeto real. O Led tem um índice de reprodução ótimo que pode ser de 80 a 100 nas lâmpadas.

Uso de lâmpada em áreas externas

Depende, para utilizar uma lâmpada em áreas externas, onde não tem proteção contra líquidos, é necessário a compra de produtos com IP65 ou maior.

As lâmpadas LED podem ser dimerizadas?

Claro, mas deve-se verificar na embalagem se o produto que está a adquirir é com essa tecnologia.

Fita de LED

O que é fita de led?

É uma tira que por toda sua extensão tem leds acoplados.

O que é fita led 3528, 5050, 2835 e 5630?

As Fitas de Led tem essa especificação referente ao tamanho do Led que compõe a fita, por exemplo, a 3528 significa que o Led tem 3,5×2,8mm.

Como saber a qualidade da fita de led

Para isso você deve se atentar a alguns aspectos como Grossura do Cobre, Tipo de Solda e o mais importante o Chip do Led, clique aqui e conheça um pouco sobre isso.

Grau de Proteção (IP)

Como forma de melhor identificar os níveis de proteção aplicáveis em fitas de led flexíveis, e outros materiais fabricados com produtos optoeletrônicos, devemos seguir os índices de Proteção da Tabela IP, que é uma tabela que contém normalmente 2 mas em alguns casos três dígitos que determinam o níveis de proteção específicos.

Fitas de LED podem ser dimerizavel

Sim, as fitas de led podem ser dimerizadas, mas é necessário a utilização de um aparelho especifico.

O que preciso para instalar uma fita RGB?

Para instalar uma fita RGB, é necessário um driver, um receptor de sinal e um controle remoto.

Qual driver devo utilizar?

Para informações completas de qual driver utilizar com determinada lâmpada ou fita, entre em contato com nossos consultores pelo telefone +55 11 3806-0156